"Eu acredito em minhas possibilidades e potencialidades. Eu faço a minha existência aqui e agora." [Ana Carolina]

terça-feira, 15 de março de 2011

Vida, sociedade, jovens... anormais?

Ahh, estou devendo uma atualização né!?
Ando em uma correria com tantos trabalhos e semana de prova se aproximando! :S
Mas hoje gostaria de falar sobre um trabalho específico de Estágio que ando realizando. Trata-se de uma observação de situações cotidianas durante algumas horas... Tenho observado adolescentes e cada vez mais venho me questionando de determinados PRÉ-CONCEITOS que vão sendo criados sobre determinados indivíduos.
É incrível ver as pessoas sendo taxadas de 'anormais'! Mas perae, como assim anormais? O que é ser normal para a sociedade em que vivemos?
É não viver a vida intensamente, não conversar, não ter amigos, filhos/família... é apenas trabalhar, enriquecer, morar em bairro nobre e ter uma casa com cerca elétrica?
A vida passando lá fora, pessoas morando nas ruas, sem alimento... enquanto o País está preocupado em sediar a copa do mundo....
Será que não é isso que tem transformado os jovens em pessoas mais agressivas, violentas?
Usar drogas parece ter sido o mecanismo de defesa dos adolescentes para esquecer das dificuldades que vêm passando... (Cito as drogas porque hoje observei adolescentes que fumavam cigarro e maconha! E é triste ver que os nossos jovens estão com drogas nas mãos ao invés de livros).
Eu sei que apesar de explicar, essa minha colocação não justifica o comportamento dos mesmos. E sei também que a subjetividade humana é algo que faz o indivíduo ser diferente do outro, portanto não posso generalizar. Contudo, sabe-se que os conflitos existem na adolescência e a resolução desses conflitos têm papel fundamental na construção da personalidade adulta. Há a necessidade dos jovens concentrarem-se em grupos da mesma idade, porque parece que ninguém mais os compreendem, além deles mesmos [não é?]
E é por isso que ressalto a importância na resolução dos conflitos, pois se o jovem se encontra em circunstâncias desfavoráveis à tal resolução, ele buscará outros meios de viver bem (e vai achar que resolveu seus problemas, quando na verdade só está amenizando-os e trazendo outros) como: usar drogas, ir à festas que acontecem de tudo (sabe aquelas que a polícia descobre e prende todos?), cometer atos ilegais que vão gerar brigas com a família... e nesse círculo, ele fica sem direção e cada vez mais prefere ouvir seus 'amigos' à seus pais. A revolta parece ser o único meio de chamar atenção mesmo que não seja para elogios...
Mas parece que ninguém os entende e começam a chamá-los de anormais: "Você precisa de um psicólogo porque está doido!"
E quem disse que psicólogo só cuida de doido? Aliás, você sabe o que é ser doido? Essa palavra tem definição? E se sim, é doido porquê? Quem definiu o que é ser doido?

Acredito que as pessoas andam precisando rever muitos conceitos sobre tudo. A vida é bem mais do que aquilo que acreditamos ser; e merecemos vivê-la em liberdade, mas com responsabilidade.
E acredite: eu, você, eles... todos precisamos de terapia! Faz bem ter alguém à quem contar aquilo que está incomodando, está causando sofrimento, mas não sabemos identificá-lo... é bom ter alguém que auxilie na resolução desses problemas e aprender a ver a vida/ problemas de uma forma diferente da que estamos acostumados a ver! :)

Eu indico a terapia.. faz bem ao corpo e à mente.

Beijinhos, Ana Carolina Lima.

Um comentário:

  1. Adorei o texto.. Confesso que eu não gosto muito de blogs introspectivos, onde as pessoas postam textos aleatórios..
    Porque na maioria das vezes, esses textos se direcionam para o intimo do autor, algo que não me cativa.
    Mas você segue o rumo contrário, e eu adooro a sua escrita Carol.. Você aborda assuntos interessantes, especialmente esse post..
    O fato de a adolescência se virar para os caminhos alternativos da vida, nem sempre são vistos como deveriam..
    Ou são super críticados, e causam ainda mais revolta..
    Ou são subestimados, visto como uma fase passageira, em que erros acontecem. E aí está a pior forma de enfrentar a situação.
    Gosto quando diz que todos precisam de terapia. Sem dúvidas se as pessoas se abrissem mais, e falassem de seus problemas, não vivenciaríamos tanta coisa trágica no mundo.
    Enfim, coontinue escrevendo, e mostrando não só a profissional incrível que você vai ser, mas a pessoa consciente que você é. =)

    ResponderExcluir