"Eu acredito em minhas possibilidades e potencialidades. Eu faço a minha existência aqui e agora." [Ana Carolina]

quarta-feira, 2 de março de 2011

Humanismo & Psicologia

Ao longo do curso de Psicologia, tenho mudado muitos conceitos que nem sempre são verdades absolutas! :)
A Psicologia Humanista cada vez mais vem conquistando o seu espaço ...
Não é apenas uma filosofia para a atuação de psicólogo, é também uma filosofia de vida! Visto que é necessário que eu cuide de mim mesma para que eu possa cuidar muito bem do outro.
Afinal, como pode um psicólogo cheio de problemas e incertezas cuidar de um outro alguém que também está assim?
FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/humanismo/humanismo1.php
Não é que o psicólogo seja um alguém sobrenatural, que não tenha problemas... mas é necessário que tenhamos a parcialidade de ouvir o outro sem julgá-lo. É necessário ouvi-lo, deixando de lado os seus "a priori", isto é, o psicólogo deve "esvaziar-se de si mesmo".. deixar de lado aqueles seus PRÉ-conceitos sobre determinado fenômeno.
Como diz Amatuzzi, 2008: "o homem não é um 'bicho  que fala', mas ele é a própria palavra [...] Não é a linguagem que se encontra no homem, mas o homem que se encontra na palavra."
Vejo o ser humano em sua totalidade. Como uma "tábula rasa", um livro que lhe é dado desde o seu nascimento que faz parte de sua essência (natureza humana- o que o diferencia dos outros seres vivos) e que o próprio passa a escrever sua vida no livro a partir de sua existência (vivências e experiências- que o diferencia dos outros indivíduos). Ou seja, o homem não deve se adaptar ao meio, mas deve mudar. O homem é possuidor de possibilidades, de liberdade com responsabilidade!
Ele deve escolher aquilo que quer fazer, ser, estar... não lhe é determinado, não é destino. O homem faz suas escolhas! "E se o destino é imperativo, devemos combatê-lo até o fim, sem nos entregarmos!"
A definição de pessoa está relacionada a máscaras... Você possui quantas máscaras? Quantas vezes você se esconde por detrás delas? O que você tem a esconder e a mostrar?
Repense, reveja, saia das máscaras e defina-se enquanto um sujeito...
Pois o que seria a essência de um ser humano se não fôsse a sua existência?

"Aqui e agora, você é um fenômeno!"


E para concluir [pq se deixar, eu escrevo um livro! Pensando bem, até que não seria uma má idéias né!? haha], citarei um trecho de "Água Viva" de Clarice Lispector:

"Sim, quero a palavra última que também é tão primeira que já se confunde com a parte intangível do real. Ainda tenho medo de me afastar da lógica, porque caio no instintivo e no direto, e no futuro: a invenção do hoje é o meu único meio de instaurar o futuro."

Beijinhos, Ana Carolina. :)

3 comentários:

  1. Interessante,complexo,curioso. Vai nessa prima , escrever um livro é parte de uma teoria que diz que pra um "homem" ser feliz ele precisa Escrever um livro, planatar uma arvore e se casar. kkkkk'

    ResponderExcluir
  2. Aiin Deus, você não era complexa assim no ensino médio. HAHAHAHAHA
    A psicologia te fez beem.
    Texto bem interessante, adorei. =)

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA ~
    Esse é o motivo pelo qual me apaixono cada vez mais pela Psicologia: o fato dela gerar uma mudança em seus admiradores...o fato dela compreender o homem e sua realidade social, o homem em sua totalidade, seus conflitos... :)
    É complexo, porém apaixonante.

    ResponderExcluir